Bullying

Bullying: o que é, tipos, consequências, efeitos e como identificar

É um ato violento e intimidador – A palavra vem do bully que significa intimidar ou assediar.

E é usado para se referir à violência que acontece entre crianças e adolescentes no ambiente escolar.

É um comportamento violento de perseguição física, psicológica que um menino pratica contra outro,

Esse ato violento é intencional e envolve um desequilíbrio de forças que coloca a vítima em uma posição indefesa da qual é quase impossível escapar.

Bullying
Bullying

Existem vários tipos de bullying.

Bullying Físico:

Esse é o tipo de violência mais comum entre os meninos em idade escolar, caracterizada por pancadas, empurrões e espancamentos violentos, de um ou mais agressores contra uma vítima.

Não é apenas contra seu físico, mas também contra seus pertences, seja por roubo ou quebra deles.

Bullying psicológico:

Esse tipo de ação ocorre sob ameaças, chantagem e manipulação da vítima, esse tipo de ação é mais difícil de perceber por pais e professores.

O menino agredido aumenta sua vulnerabilidade com a sensação de que a qualquer momento a violência pode ser maior,

Bullying verbal:

Isso é dado para discriminar, espalhar boatos e fofocas, ou piadas desqualificantes, provocações, ameaças. Gerar falsos rumores racistas ou sexuais.

Assédio sexual:

Apresenta-se como abuso sexual ou cerco, também ocorre quando se faz referência à inclinação sexual da vítima por causa de sua condição homossexual

Cyberbullying:

Com a chegada da tecnologia, esse tipo de prática está se tornando cada vez mais comum na internet, é muito preocupante devido a sua grande visibilidade e pelo fato de a humilhação das vítimas atingir muitas pessoas, podendo os agressores manter o anonimato.

Bullying Social:

É aquele que pretende distanciar a vítima do resto da comunidade, excluindo-o das atividades do resto dos meninos, deixando-o de lado como se não existisse

Quais são os papéis que as crianças desempenham no bullying.

Tipos de bullying

Há muitos papéis que as crianças podem desempenhar. As crianças podem intimidar os outros, podem ser intimidadas ou podem testemunhar o bullying.

Quando as crianças estão envolvidas em bullying, muitas vezes desempenham mais de um papel. Às vezes, as crianças podem ser intimidadas e intimidar outras ou podem testemunhar outras crianças sendo intimidadas.

É importante compreender os múltiplos papéis que as crianças desempenham na prevenção e resposta eficaz ao bullying.

Quais são os atores do bullying?

Nos Atos de Bullying há três atores

Crianças que praticam bullying – Essas crianças se envolvem em comportamento de bullying em relação a seus colegas. Existem muitos fatores de risco que podem contribuir para o envolvimento de uma criança no comportamento.

Esses alunos geralmente precisam de apoio para mudar seu comportamento e enfrentar quaisquer outros desafios que possam estar influenciando seu comportamento.

É fácil de reconhecer, pois é quem ataca.

Estudos revelam que no caso de agressores masculinos, a agressão é exercida por meio da violência, e as agressoras femininas o fazem por meio de discriminação, humilhação, isolamento, entre outros; que geralmente são menos óbvias.

Os agressores possuem dois perfis, o ativo ,aquele que exerce violência pessoalmente com a vítima , e o perfil social , que leva seus seguidores a exercerem violência sobre vítimas inocentes .

Além dos agressores ativos, existem também os passivos, são aqueles que se identificam com os grupos de agressores, mas não realizam a agressão.

Agressores em bullying

Vítimas de Bullying

Crianças que sofrem bullying: Essas crianças são o alvo do comportamento de bullying. Alguns fatores colocam as crianças em maior risco de sofrer bullying, mas nem todas as crianças com essas características serão vítimas de bullying.

Às vezes, essas crianças podem precisar de ajuda para aprender a responder ao bullying.

Os agressores geralmente escolhem suas vítimas por certos sinais ou traços, como o uso de óculos, a cor da pele ou do cabelo, dificuldade de se relacionar

Existem dois tipos de vítimas:

  • O passivo é o mais comum de todos, são pessoas inseguras, que aceitam na solidão os ataques dos agressores. Eles nunca respondem aos ataques e insultos dos agressores.
  • O provocativo, Este tipo de vítima geralmente se move como o agressor, às vezes sendo violento e desafiador. Geralmente são meninos com problemas de concentração nas aulas e se comportam de forma tensa. e o mais comum é que causam reações negativas em grande parte de seus pares.

Geralmente, os atos de agressão ocorrem com o conhecimento de um grande número de alunos, que são apenas

Nesses casos, o medo de ser incluído no círculo de vítimas e também de se tornar uma é o que impede que os alunos que sentem que deveriam fazer algo não o façam.

Consequências do bullying

É importante que pais e adultos que trabalham com crianças e adolescentes entendam que o bullying pode ter efeitos de curto e longo prazo em todos os envolvidos.

A maioria das pesquisas sobre bullying foi sobre crianças e adolescentes que foram intimidados, aqueles que intimidam os outros também são impactados negativamente, assim como aqueles que são intimidados e assediam os outros, e mesmo aqueles que não estão diretamente envolvidos, mas testemunham o bullying.

Efeitos psicológicos do bullying

Os efeitos psicológicos do bullying incluem depressão, ansiedade, baixa autoestima, comportamento (especialmente para meninas), uso e dependência de álcool e drogas, agressão e envolvimento em violência ou crime (especialmente para meninos).

Embora o bullying possa levar a problemas de saúde mental para qualquer criança, aqueles que já têm problemas de saúde mental são ainda mais propensos a sofrer bullying e experimentar seus efeitos negativos Cyberbullying – bullying que ocorre com computadores ou dispositivos móveis – também tem sido associado a problemas de saúde mental .

Em comparação com colegas que não sofreram cyberbullying, as crianças que sofreram cyberbullying relatam níveis mais altos de depressão e pensamentos suicidas, bem como maior sofrimento emocional, hostilidade e delinquência.

Crianças que praticam bullying e aqueles que testemunham bullying

Muito pouca pesquisa foi feita para entender os efeitos do bullying em crianças que praticam bullying e aquelas que testemunham bullying (por exemplo, espectadores).

Mais pesquisas são necessárias para entender as consequências do bullying sobre as pessoas que intimidam os outros, particularmente para entender as diferenças entre aqueles que geralmente são agressivos e aqueles que intimidam os outros.

Os estudos de crianças que testemunham bullying geralmente se concentram em seu papel na situação de bullying (por exemplo, se apoiaram a criança que agrediu ou defenderam a vítima) e por que intervieram ou não.

Embora os estudos raramente avaliem os efeitos da exposição ao bullying

Ao testemunhar, algumas pesquisas descobriram que testemunhas intimidadoras experimentam ansiedade e insegurança com base em seus próprios medos de retaliação.

Como identificar o bullying

O bullying é particularmente difícil de detectar porque sua característica é o sigilo.

O assediador costuma estar com cúmplices que utilizam locais como recreio, escola ou banheiros, para que os adultos não tenham acesso a esses locais.

Sintomas da vítima que sofre de bullying.

  • Ele não quer ir para a escola sem motivo aparente.
  • Ele perde o dinheiro que leva para a escola.
  • Mudanças frequentes de humor.
  • É difícil para ele dormir.
  • Ele está mais sensível do que o normal.
  • Você tem dores de estômago ou dores de cabeça.

Testemunhas ou cúmplices de bullying

Ajudantes: Essas crianças podem não iniciar o comportamento de bullying ou bullying, mas servem como “ajudantes” para as crianças que estão praticando bullying.

Essas crianças podem incentivar o comportamento de bullying e ocasionalmente participar.

Reforçar as crianças: Estas crianças não estão diretamente envolvidas no comportamento de bullying, mas sim o bullying público.

Eles costumam rir ou apoiar crianças que se envolvem em bullying. Isso pode encorajar o bullying a continuar.

Essa é a parte mais complexa, pois muitos companheiros das vítimas são cúmplices dos ataques.

Gerando sentimentos de tristeza, desconforto e medo. Muitos aceitam essa cumplicidade por medo de ser um deles a vítima.

Forasteiros em Bullying:

essas crianças permanecem separadas da situação de bullying. Eles não reforçam o comportamento de bullying ou defendem a criança que está sendo intimidada.

Alguns podem ver o que está acontecendo, mas não fornecem feedback sobre a situação para mostrar que estão do lado de alguém. Ainda assim, fornecer uma audiência pode incentivar o comportamento de bullying.

Como prevenir o bullying?

Os pais, funcionários da escola e outros adultos têm um papel a desempenhar na prevenção do bullying.

Eles podem:

  • Ajude as crianças a entender o bullying. Fale sobre o que é o bullying e como lidar com ele com segurança. Diga às crianças que o bullying é inaceitável.
  • Mantenha as linhas de comunicação abertas. Conheça seus amigos, pergunte sobre a escola e entenda suas preocupações.
  • Incentive as crianças a fazerem o que amam. Atividades especiais, interesses e hobbies podem aumentar a confiança.

Ajude as crianças a entender o bullying

Se as crianças souberem o que é bullying, poderão identificá-lo melhor. Eles podem falar sobre bullying se acontecer com eles ou com outras pessoas.

As crianças precisam saber como lidar com o bullying com segurança e como obter ajuda.

  • Incentive as crianças a conversar com um adulto de confiança se estiverem sendo intimidadas ou virem outras pessoas sendo intimidadas.
  • Fale sobre como lidar com crianças que praticam bullying. Dê conselhos, como usar o humor e dizer “pare” diretamente e com confiança.
  • Discuta estratégias para se manter seguro, como ficar perto de adultos ou grupos de outras crianças.
  • Incentive-os a ajudar as crianças que sofrem bullying mostrando bondade ou obtendo ajuda.

Mantenha os canais de comunicação abertos

Comece conversas sobre a vida cotidiana e sentimentos com perguntas como estas:

  • Qual foi uma coisa boa que aconteceu hoje? Alguma coisa ruim?
  • Como é a hora do almoço na sua escola? Com quem você se senta? O que você está falando?
  • Como é andar de ônibus escolar?
  • No que você é bom? O que você mais gosta em você?

Falar diretamente sobre o bullying é um passo importante para entender como o problema pode estar afetando as crianças.

Não há respostas certas ou erradas para essas perguntas, mas é importante incentivar as crianças a respondê-las honestamente.

  • O que “bullying” significa para você?
  • Descreva como são as crianças que praticam bullying. Por que você acha que as pessoas fazem bullying?
  • Quem são os adultos em quem você mais confia quando se trata de coisas como bullying?
  • Você já sentiu medo de ir à escola porque tinha medo de bullying? De que maneiras você tentou mudá-lo?
  • O que você acha que os pais podem fazer para ajudar a parar o bullying?
  • Você ou seus amigos deixaram outras crianças de propósito? Você acha que foi bullying? Por que ou por que não?
  • O que você costuma fazer quando vê o bullying acontecendo?
  • Você já viu crianças em sua escola sendo intimidadas por outras crianças? Como isso faz você se sentir?
  • Você já tentou ajudar alguém que está sofrendo bullying? O que aconteceu? O que você faria se isso acontecesse novamente?

Existem maneiras simples de os pais acompanharem a vida de seus filhos.

  • Leia boletins de classe e folhetos da escola. Fale sobre eles em casa.
  • Visite o site da escola
  • ir aos eventos da escola
  • Diga olá para o motorista do ônibus
  • Conheça professores e conselheiros na noite “De volta às aulas” ou comunique-se por e-mail
  • Compartilhamento de números de telefone com pais de outras crianças

Incentive as crianças a fazerem o que amam

Ajude as crianças a participar de atividades, interesses e hobbies que elas gostem. As crianças podem ser voluntárias, praticar esportes, cantar em um coral ou participar de um grupo de jovens ou clube escolar.

Essas atividades dão às crianças a oportunidade de se divertir e conhecer outras pessoas com os mesmos interesses.

Eles podem construir confiança e amizades que ajudam a proteger as crianças do bullying.

Modelo Como tratar os outros com gentileza e respeito

As crianças aprendem com as ações dos adultos. Ao tratar os outros com gentileza e respeito, os adultos mostram às crianças em suas vidas que não há lugar para o bullying.

Mesmo que pareçam não estar prestando atenção, as crianças observam como os adultos lidam com o estresse e o conflito e como tratam seus amigos, colegas e familiares.

Proteja-se do cyberbullying – assédio virtual

O bullying nem sempre acontece pessoalmente. Cyberbullying é um tipo de bullying que ocorre online ou através de mensagens de texto ou e-mails. Há coisas que você pode fazer para se proteger.

  • Sempre pense no que você publica. Você nunca sabe o que alguém vai encaminhar. Ser gentil com os outros online ajudará a mantê-lo seguro. Não compartilhe nada que possa machucar ou constranger alguém.
  • Mantenha sua senha em segredo de outras crianças. Mesmo crianças que parecem amigos podem fornecer sua senha ou usá-la de maneiras que você não deseja. Deixe seus pais terem sua senha.
  • Pense em quem vê o que você publica online. completos estranhos? Amigos? Amigos de amigos? As configurações de privacidade permitem controlar quem vê o quê.
  • Mantenha seus pais atualizados. Diga a eles o que você está fazendo online e com quem você está fazendo. Deixe-os ser amigos ou segui-lo. Ouça o que eles têm a dizer sobre o que é e o que não é bom fazer. Eles se preocupam com você e querem que você esteja seguro.
  • Converse com um adulto em quem você confia sobre quaisquer mensagens que você recebe ou coisas que você vê online que fazem você se sentir triste ou assustado. Se for cyberbullying, denuncie.

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