IMC – Índice de Massa Corporal: para que serve, o que é e como medi-lo

O IMC, Índice de Massa Corporal, é usado para avaliar se o peso de um indivíduo é adequado para sua altura. É um indicador importante que fornece dados para avaliar o estado de saúde de uma pessoa e pode indicar problemas como obesidade, desnutrição e outras condições prejudiciais.

Conhecer o próprio IMC, e incentivar outras pessoas a conhecerem também sua medida, é um hábito que deve ser difundido para que se tenha um indicador prático para monitorar o estado do nosso corpo e as evidências sobre nossa saúde.

O cálculo do Índice de Massa Corporal é rápido e fácil de medir. Sabendo da importância desse valioso indicador, podemos ter uma ideia de como está nossa saúde e buscar orientação quando necessário.

O que é IMC

IMC: o que é e para que serve?

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma classificação utilizada em todo o mundo para identificar se um indivíduo possui peso dentro das medidas adequadas para sua altura, se seu peso está abaixo do esperado ou acima do desejado.

O cálculo do IMC é importante para identificar se uma pessoa é obesa, condição que pode afetar sua saúde, ou se, por estar abaixo do peso, está desnutrida. É uma medida valiosa para fornecer indicadores do estado de saúde de pessoas de todas as idades.

A partir da aplicação do cálculo do IMC, médicos, nutricionistas e demais profissionais da saúde podem levantar hipóteses sobre os motivos do resultado apresentado. É comum que, logo após a leitura dos resultados de sobrepeso ou baixo peso, a pessoa seja encaminhada para a realização de exames complementares.

Além de indicar possíveis problemas de saúde, o IMC também é uma ferramenta útil para quem deseja, de forma simples e rápida, utilizar o medidor que fornece uma referência do seu estado de saúde.

É importante lembrar que os resultados podem ser falhos e somente um médico ou outro profissional de saúde pode prescrever exames ou tratamentos com base nas medidas obtidas no cálculo do IMC.

Como medir o IMC?

O cálculo do Índice de Massa Corporal é simples e rápido. Para fazer isso, você precisa saber a altura e o peso da pessoa. Para que os resultados sejam precisos, é importante certificar-se de que os números de peso e altura estejam corretos.

Tendo anotado esta informação, agora é necessário realizar um cálculo matemático em que o peso da pessoa é dividido pelo valor de sua altura ao quadrado. Uma maneira mais fácil de entender a contagem é primeiro multiplicar a medida da altura por ela mesma e depois pegar o valor do peso e dividi-lo pelo resultado do cálculo anterior.

Para ilustrar como calcular o IMC, vamos supor que a pessoa tenha 1,75 m de altura e 75 kg. A conta deve ser feita da seguinte forma:

1,75 x 1,75 = 3,06 (medição de altura quadrada)

75 / 3,06 = 24,5 (peso dividido pelo resultado da primeira contagem)

Resultado = IMC 24

Tabela de resultados de IMC

Para identificar se a pessoa está dentro do peso esperado para sua altura, se está abaixo do peso ou se possui algum grau de obesidade, é necessário comparar o resultado obtido no cálculo do IMC com a tabela a seguir:

Resultados:

Menos de 18,5: Abaixo do peso

Entre 18,5 e 24,9: Peso normal

Entre 25 e 29,9: Excesso de peso

Entre 30 e 34,9: Grau de obesidade 1

Entre 35 e 39,9: Grau de obesidade 2

Acima de 40: Obesidade grau 3

Tabela de resultado do IMC
Tabela de resultado do IMC

O que os resultados significam?

Cada resultado obtido no cálculo do Índice de Massa Corporal é um indicador e nunca um diagnóstico definitivo das condições de saúde de uma pessoa. Como vimos, o resultado é um primeiro passo para solicitar evidências que confirmem a hipótese apresentada ou indicar ações, como melhorar a alimentação ou fazer exercícios físicos, que podem alterar futuras medidas de IMC.

Resultado: baixo peso

Isso significa que a pessoa está abaixo do peso para sua altura, sexo e idade. Esta condição pode ser causada por perda de peso ou má nutrição.

Nesses casos, é muito importante procurar a orientação de um médico para investigar as causas desse resultado. As consequências para a saúde podem ser várias, dentre elas, uma pessoa abaixo do peso ideal pode apresentar sintomas como tontura, dores de cabeça, sensação de cansaço, falta de apetite, dificuldade de concentração, pele e cabelos ressecados, etc.

Resultado: peso normal

Indica que o peso da pessoa está dentro da faixa esperada para indivíduos da mesma altura, sexo e idade. Este é o resultado considerado ideal para pessoas de todas as idades. E é também um indicador da evolução do estado de saúde. Apresentando esse resultado, a pessoa deve buscar manter hábitos e práticas alimentares saudáveis, que favoreçam a permanência nessa condição.

Resultado: excesso de peso

Isso significa que o indivíduo tem um peso maior do que o recomendado para sua altura, sexo e idade. É um indício de que a pessoa pode estar sofrendo de doenças como diabetes, colesterol alterado, hipertensão, etc.

Má alimentação e hábitos sedentários são as principais causas do excesso de peso. Dependendo do estágio em que a saúde da pessoa se encontra, é possível reverter essa situação alterando as condições que a prejudicam.

Resultados da obesidade

É o resultado do grau de obesidade que indicará o estágio de deterioração da saúde decorrente do excesso de peso. Após o cálculo do IMC, é importante que um profissional de saúde realize exames complementares que indiquem com mais precisão o percentual de gordura presente no corpo da pessoa.

Cada grau de obesidade apresenta diferentes sintomas e oferece diferentes riscos à saúde, além de promover grandes dificuldades para a vida diária. Dependendo do nível de sobrepeso, tarefas comuns tornam-se difíceis de realizar, a pessoa começa a apresentar sintomas de desconforto e corre o risco de sofrer de inúmeras doenças, incluindo diabetes, problemas hepáticos, infarto, câncer, hipertensão, osteoporose, etc…

Todas essas condições podem ser tratadas e revertidas, o resultado do IMC é um primeiro indicador da saúde de uma pessoa. Com a devida orientação médica e buscando levar uma vida mais saudável, é possível fazer do cálculo do IMC o primeiro passo para uma mudança na saúde e na vida.

Gostou do artigo? Deixe um comentário logo abaixo. Veja mais artigos do Portal Grátis Dicas Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima